Skip to main content

Como os ativos de luxo superam o mercado de ações em 2022!

Em um mercado turbulento, os investidores inteligentes mudaram de investimentos tradicionais para ativos de luxo, como arte, carros clássicos e uísques raros, superando a inflação e proporcionando um meio elegante de proteção patrimonial. Mergulhe no reino dos passion investments com nosso especialista sênior, John Plassard, que conta mais em seu Weekly Insights.

***

Como os mercados de ações estavam em frangalhos, e a era dos juros zero estava apenas começando a terminar, 2022 não foi bom para os investidores.

O ano passado também foi o pior de Wall Street desde a Grande Recessão, o que fez com que a maioria dos acionistas saísse dos mercados com menos do que possuíam no início.

Aqueles com investimentos mais conservadores, como uma conta poupança, poderiam ter rido por último, não fosse a inflação galopante de 2022, que fez com que até mesmo um saldo de conta estagnado valesse um pouco menos em termos reais.

Para investidores mais aventureiros e com a quantidade certa de dinheiro, os chamados investimentos de luxo ou investimentos de paixão poderiam ter sido uma saída para essa situação.

Algumas opções de ativos chamativos fora das ações e de outros produtos financeiros, que ultrapassaram a taxa de inflação do ano passado com seus aumentos médios de valor.

A arte, por exemplo, aumentou seu preço em uma média de 29% ao longo de 2022 – bem acima da taxa de inflação anual americana em dezembro, de 6,5%.

O investimento em um carro clássico gerou um aumento de valor de 25% em toda a categoria, enquanto o preço de um relógio de luxo aumentou, em média, 18%.

Bolsas, vinhos caros e moedas de colecionador ainda subiram mais do que a inflação entre o início e o fim de 2022.

Alguns investimentos de luxo não foram incluídos no corte da inflação em 2022, mas, com um aumento de valor de 3% a 6%, essas classes de ativos de luxo ainda superam a taxa média de juros da caderneta de poupança, que ficou em apenas 0,35% no início de 2023, apesar de as taxas dos bancos centrais terem saído do território de juros zero.

E isso não é novidade se considerarmos os aumentos de valor em 10 anos dessas categorias de investimento de luxo. Aqui, os uísques raros estão vencendo por uma grande margem, com um enorme aumento de 373% nos preços durante o período. Para a arte, o aumento foi de 91%.

Por fim, você pode se perguntar como investir em arte, por exemplo. Hoje, há várias maneiras de fazer isso.

Em primeiro lugar, simplesmente comprando uma obra de arte contemporânea. No entanto, isso é um pouco mais complicado do que parece, porque ou você está apostando em um artista jovem que pode nunca deslanchar, ou você pagará muito caro por um artista estabelecido (ou que esteja prestes a se tornar um).

Também há os fundos de arte, que são estruturados como outros fundos de investimento, permitindo que os investidores possuam parcialmente obras de arte.

Com o avanço do blockchain, agora, também estamos falando sobre a tokenização de obras de arte, com a possibilidade de comprar parte de uma obra de arte.

Por último, podemos investir em empresas que realizam leilões enquanto nos perguntamos se tal investimento não é também (apenas?) uma questão de paixão mais do que qualquer outra coisa?

Continue to

These articles might interest you

Choose your language