Skip to main content

As tendências para 2024 incluem IA generativa e computação quântica. Mas o que é a computação quântica? Qual é a diferença entre ela e os computadores clássicos e por que ela irá revolucionar vários setores no futuro? Nosso especialista sênior em investimentos, John Plassard, conta mais em seu Weekly Insights.

***

O ano de 2023 começou com muitos líderes empresariais sendo surpreendidos pela ampla aceitação da IA generativa.

Quando começamos a pensar nas tendências que nos aguardam em 2024, é a computação quântica que está despertando cada vez mais a sensibilidade tecnológica em empresas de todo o mundo.

Os críticos muitas vezes consideram a computação quântica exagerada. Mas, à medida que ela se prepara para entrar em evidência todos os olhos estarão voltados para saber se ela poderá cumprir a promessa de mudanças sísmicas nos recursos computacionais.

A título de informação, a computação quântica é uma nova maneira de criar computadores super-rápidos que usam elementos minúsculos, como átomos e elétrons.

Esses elementos minúsculos podem fazer coisas bem estranhas, como estar em dois lugares ao mesmo tempo ou conversar entre si a longas distâncias. Esses fenômenos são chamados de superposição e entrelaçamento quântico.

Os computadores quânticos usam essas peculiaridades para armazenar e processar informações de forma diferente dos computadores normais.

Os computadores normais usam bits, que são como interruptores que podem ser ligados ou desligados, para armazenar dados.

Os computadores quânticos usam qubits, que são como interruptores que podem estar ligados, desligados ou as duas coisas ao mesmo tempo.

Isso significa que os computadores quânticos podem fazer mais coisas ao mesmo tempo e resolver alguns problemas difíceis mais rapidamente do que os computadores normais.

No entanto, os computadores quânticos também são muito difíceis de fabricar e usar, pois os pequenos componentes são muito delicados e podem ser facilmente danificados por ruídos e falhas.

Os computadores quânticos também precisam de instruções especiais, chamadas de algoritmos, que possam usar seu estranho poder.

O recente anúncio da Atom Computing de um computador quântico de 1.225 qubits, quase o triplo do Osprey da IBM, que era o líder anterior, ressalta que estamos à beira de uma nova era na computação.

Esse salto amplia o potencial da computação quântica para revolucionar setores como o farmacêutico e o de segurança cibernética, permitindo cálculos de complexidade inimaginável.

Também serão afetados: Serviços financeiros, grandes bancos e as empresas comerciais aproveitarão os recursos quânticos para otimizar o portfólio e melhorar a detecção de fraudes.

O setor farmacêutico está de olho na computação quântica para a tornar a pesquisa de medicamentos mais eficaz. Ao mesmo tempo, as empresas focadas em sustentabilidade estão explorando novas ciências de materiais, exemplificadas pelo trabalho com a BMW e a Airbus em células de combustível de hidrogênio.

A computação quântica não é um conceito futurista; é uma realidade atual com marcos fundamentais a curto prazo.

Se quiser obter mais informações sobre essa tendência de 2024, não hesite em nos perguntar. Tenha uma ótima semana, keep safe e... sempre em frente!

Continue to

These articles might interest you

Choose your language