Skip to main content

As ‘midterms’ americanas de 2022

Enquanto todos se concentram nas decisões de política monetária, as eleições de meio de mandato nos Estados Unidos estão programadas para 8 de novembro. Os americanos irão às urnas após as eleições presidenciais de novembro de 2020 e a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump.
Esse é talvez o evento mais importante dos próximos dias: os resultados podem ter um enorme impacto nas decisões futuras do governo dos EUA. Então, quais são os desfechos possíveis? 

Neste Weekly Insight, John Plassard apresenta três cenários diferentes. 

***

Bom dia e bem-vindo ao Weekly Insights com John Plassard. Enquanto todos estão concentrados nas decisões de política monetária, o evento mais importante dos próximos dias pode ser as eleições americanas de meio de mandato.

As eleições de meio de mandato estão programadas nos Estados Unidos para terça-feira, 8 de novembro, para ser mais preciso.

Após as eleições presidenciais de novembro de 2020 e a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump, os americanos irão às urnas no meio do mandato presidencial.

Além de uma infinidade de eleições locais, também haverá disputas para renovar a Câmara dos Deputados e mais de um terço do Senado.

Os anos de eleições de meio de mandato geralmente são voláteis para as ações, já que Republicanos e Democratas disputam o controlo do Congresso, especialmente sob novos presidentes.

O partido do presidente em exercício normalmente perde assentos na Câmara dos Deputados (de acordo com o Almanaque do Stock Trader). Dadas as margens muito estreitas que os Democratas têm na Câmara e no Senado, podem facilmente perder o controle do Congresso nas eleições de meio de mandato.

Os resultados das eleições de meio de mandato podem ter um impacto substancial nas decisões futuras do governo dos EUA.

De qualquer forma, há 3 cenários possíveis:

  • Os Republicanos recuperam o controle da Câmara e do Senado. Se isso acontecer, é provável que haja um impasse legislativo e uma gama mais limitada de políticas fiscais. Nesse cenário, o Presidente Biden poderia emitir algumas ordens executivas e tomar outras medidas que não requerem a aprovação do Congresso.
  • Os Republicanos ganham a Câmara ou o Senado, mas não ambos. Nesse cenário, as decisões provavelmente se concentrariam em políticas com acordo bipartidário limitado, como vimos com os gastos em infraestrutura. Mais importante ainda, se os Republicanos assumirem o controle do Senado dos EUA, isso reduzirá as chances do Presidente Biden obter aprovação para nomeações que exijam a confirmação do Senado.
  • Os democratas mantêm o controle de ambas as casas. Este resultado seria uma surpresa e desviaria a atenção para a agenda política do Presidente Biden, incluindo o abrangente pacote legislativo "Build Back Better ".

O pacote inclui medidas de expansão dos serviços sociais, investimentos e subsídios de energia limpa, aumento ou eliminação do limite das deduções fiscais estaduais e municipais e aumento de impostos corporativos e pessoais.

Enfim, historicamente, o S&P 500 superou o mercado nos 12 meses que se seguiram a uma eleição de meio de mandato, com um retorno médio de 16,3%. Isso acontece especialmente nos períodos de um mês e três meses após as ‘midterms’, que historicamente superaram os anos sem eleições.

Tenha uma ótima semana, mantenha-se seguro e continue a ganhar.

 

Continue to

These articles might interest you

Choose your language